Vestibular – Questões e gabarito – Simbolismo – 01 a 20
Simbolismo – questões 21 a 43
Simbolismo – GABARITO das questões 1 a 43
 1. (FUVEST-SP) Encontre a alternativa em que há erro na correlação estética/caracterÃstica:
- Romantismo/sentimentalismo
- Naturalismo/determinismo
- Parnasianismo/descritivismo
- Simbolismo/materialismo
- Modernismo/nacionalismo
2. (FCMSC-SP)Â Disse o grande professor de literatura:
“O trecho que acabo de ler é objetivo, comedido, as descrições são minuciosas e são freqüentes as evocações de figuras mitológicas. É elaborado; tem formas eruditas. É freqüente o hipérbato”.
Com mais probabilidade, o trecho que o professor acaba de ler:
- era de um romance do Romantismo brasileiro (primeira fase).
- era de um poema do indianismo brasileiro.
- era de uma obra realista ou naturalista (conto ou romance).
- era um poema parnasiano.
- era de algum autor simbolista, mas, sem dúvida, em prosa.
3. (CESESP-PE) “O ….. está para o Parnasianismo, assim como a ….. está para o Simbolismo.”
A alternativa que não preenche as lacunas é:
- verso de ouro/dimensão mÃstica
- artesanato da palavra/liturgia
- culto da forma/musicalidade
- lirismo exacerbado/realidade chã
- perfeccionismo métrico/flexibilidade
4. (FUVEST-SP)
“Só, incessante, um som de flauta chora,
Viúva, grácil, na escuridão tranqüila,
– Perdida voz que de entre as mais se exila,
– Festões de som dissimulando a hora.”
Os versos acima são marcados pela presença ….. e pela predominância de imagens auditivas, o que nos sugere a sua inclusão na estética ….. .
Assinale a alternativa que completa os espaços.
- da comparação/romântica.
- da aliteração/simbolista
- do paralelismo/trovadoresca
- de antÃtese/barroca
- do polissÃndeto/modernista
5. (Unificado-RS)
“Nasce a manhã, a luz tem cheiro… Ei-la que assoma
Pelo ar sutil… Tem cheiro a luz, a manhã nasce…
Oh sonora audição colorida do aroma!”
A linguagem poética, em todas as épocas, foi e é simbólica; o Simbolismo recebeu esse nome por levar essa tendência ao paroxismo.
Os versos acima atestam essa exuberância, pela fusão de imagens auditivas, olfativas e visuais, constituindo rico exemplo de:
- eufemismo
- polissÃndeto
- sinestesia
- antÃtese
- paradoxo
6. (PUC-RS)
“Noiva de Satanás, Arte maldita,
Mago Fruto letal e proibido,
Sonâmbula do além do Indefinido
Das profundas paixões, Dor Infinita”
A linguagem do poema situa-o no:
- Romantismo.
- Parnasianismo.
- Impressionismo.
- Simbolismo.
- Modernismo.
7. (VUNESP) Assinale a alternativa em que se caracteriza a estética simbolista.
- Culto do contraste, que opõe elementos como amor e sofrimento, vida e morte, razão e fé, numa tentativa de conciliar pólos antagônicos.
- Busca do equilÃbrio e da simplicidade dos modelos greco-romanos, através, sobretudo, de uma linguagem simples, porém nobre.
- Culto do sentimento nativista, que faz do homem primitivo e sua civilização um sÃmbolo de independência espiritual, polÃtica, social e literária.
- Exploração de ecos, assonância, aliterações, numa tentativa de valorizar a sonoridade da linguagem, aproximando-a da música.
- Preocupação com a perfeição formal, sobretudo com o vocabulário carregado de termos cientÃficos, o que revela a objetividade do poeta.
8. (UFV-MG) Assinale a alternativa em que todas as caracterÃsticas de estilo são do Simbolismo.
- impassibilidade, vida descrita objetivamente, ecletismo
- hermetismo intencional, alquimia verbal, musicalidade
- favor da forma, expressões ousadas, fidelidade nas observações
- atmosfera de imprecisão, realismo cru, religiosidade
- complexidade, ressurreição dos valores humanos, materialismo pornográfico.
9. (PUC-RS)
“Hão de chorar por ela os cinamomos,
Murchando as flores ao tombar do dia.
Dos laranjais hão de cair os pomos,
Lembrando-se daquela que os colhia.”
Uma das linhas temáticas da poesia de Alphonsus de Guimaraens, como se observa no exemplo, é a:
- amada morta
- religiosidade profunda
- transfiguração do amor
- atmosfera litúrgica
- paisagem mariana
10. (UCP-PR)Â Assinale a alternativa correta:
- o Romantismo é conseqüência do surto de cientificismo e da fadiga da repetição das fórmulas subjetivas.
- o poeta parnasiano deixa-se arrebatar pelo conflito entre o mundo real e o imaginário, expresso num sentimentalismo acentuado.
- o Realismo é conseqüência do surto de cientificismo e da fadiga da repetição das fórmulas subjetivas.
- no Romantismo, o escritor mergulha no interior das personagens, mostrando ao leitor seus dramas e sua agonia.
- no Simbolismo, predominou a prosa.
11. (PUC-RS) A crÃtica constata nas metáforas simbolistas de Cruz e Sousa a obsessão pela cor:
- branca
- negra
- rubra
- roxa
- azul
12. (UFSCar-SP) A ênfase na seleção de vocabulário poético, com o objetivo de transferir ao poema o máximo de correspondência sensorial, é uma caracterÃstica do:
- Romantismo, sobretudo na obra de Castro Alves
- Barroco, principalmente em Gregório de Matos
- Simbolismo, representado pelas obras de Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens
- Parnasianismo, representado pela obra de Alberto de Oliveira
- Pré-Modernismo, principalmente em Jorge de Lima.
13. (FEMP-PA) Seus poemas sugerem um clima de mistério, através de uma linguagem rica em adjetivos semanticamente vagos e imprecisos. Trata-se de ….. que escreveu….. e, como poeta, está vinculado ao ….. .
- VinÃcius de Moraes/Â Sonetos e baladas/ Modernismo
- Ãlvares de Azevedo/Â Lira dos vinte anos/ Romantismo
- Cruz e Sousa/ Faróis/ Simbolismo
- Olavo Bilac/ O caçador de esmeraldas/ Parnasianismo
- CecÃlia Meireles/ Vaga música/ Modernismo.
14. (FMU/FIAM-SP) O poeta simbolista tem outra visão da natureza e do mundo. Para ele, o que importa é:
- a impassibilidade, o rigor formal, a busca da perfeição
- a valorização dos gosto burguês, o nacionalismo, a tradição
- a realidade social, o combate ao idealismo, o racionalismo
- o elemento pitoresco, o final inesperado, a caricatura
- a analogia profunda entre a realidade aparente e a realidade oculta das coisas, a sugestão, a musicalidade.
15. (FUVEST-SP)
I
“Longe do estéril turbilhão da rua,
Beneditino, escreve! No aconchego
Do claustro, na paciência e no sossego,
Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua!”
II
“Ó Formas alvas, brancas, Formas claras
De luares, de neves, de neblinas!…
Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas…
Incensos dos turÃbulos das aras…”
As estrofes anteriores são, respectivamente, dos poetas:
- Manuel Bandeira e Olavo Bilac
- VinÃcius de Moraes e Fagundes Varela
- Olavo Bilac e Cruz e Sousa
- Cruz e Sousa e Castro Alves
- castro Alves e Alphonsus de Guimaraens
16. (UNIP-SP) A negação do Positivismo, do Materialismo e das estéticas neles fundamentadas; a criação poética como fruto do inconsciente, da intuição, da sugestão, da associação de imagens e idéias; o tom vago, impreciso, nebuloso; o uso acentuado de sinestesias e intensa musicalidade, são caracterÃsticas do:
- Realismo
- Simbolismo
- Naturalismo
- Romantismo
- Parnasianismo
17. (FUVEST-SP)
“E fria, fluente, frouxa claridade
flutua como as brumas de um letargo”
Nestes versos de Cruz e Sousa, encontra-se um dos traços caracterÃsticos do estilo simbolista:
- utilização do valor sugestivo da música e da cor
- rima aproximativa: uso de aliterações
- presença de onomatopeia
- uso de antinomia
- emprego de expressões arcaicas.
18. (PUCC-SP) Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens são poetas identificados com um movimento artÃstico cujas caracterÃsticas são:
- o jogo de contrastes, o tema da fugacidade da vida e fortes inversões sintáticas
- a busca da transcendência, a preponderância do sÃmbolo entre as figuras e o cultivo de um vocabulário ligado à s sensações
- a espontaneidade coloquial, os temas do cotidiano e o verso livre
- o perfeccionismo formalista, a recuperação dos ideais clássicos e o vocabulário precioso
- o jogo dos sentimentos exacerbados, o alargamento da subjetividade e a ênfase na adjetivação.
19. (OSEC-SP)Â A nossa literatura do perÃodo colonial:
- sofreu grande influência da França
- foi mero instrumento da polÃtica lusitana.
- foi uma continuação da literatura portuguesa.
- apresenta já bons ficcionistas.
- tem em BasÃlio da Gama seu poeta maior.
20. (UFPA) Na última década do século XIX surge, no Brasil, a manifestação de um estilo de época, que é o:
- Parnasianismo, que reagiu violentamente contra o estilo então vigente: o Simbolismo.
- Romantismo, que se ajustou perfeitamente à alma do brasileiro, cujos anseios de liberdade polÃtica e literária passou a exprimir.
- Impressionismo, que pregava a volta à rigidez formal dos clássicos.
- Arcadismo, que pregava seu ideal de felicidade decorrente da vida em contato com a natureza.
- Simbolismo, que encontrou uma oposição hostil por parte dos parnasianos, a ponto de quase passar despercebido.
Simbolismo – questões 21 a 43
Simbolismo – GABARITO das questões 1 a 43
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