Vestibular: Questões e gabarito – Parnasianismo – 01 a 12
01. (FUVEST)
“Quero que a estrofe cristalina,
Dobrada ao jeito
Do ourives, saia da oficina
Sem um defeito.”
A concepção de poema como peça de ourivesaria, como objeto estético harmonioso e perfeito, expressa nos versos acima, é caracterÃstica fundamental do:
- Romantismo
- Trovadorismo
- Movimento Antropofágico
- Arcadismo
- Parnasianismo.
02. (UF-ES) O ideal parnasiano do culto da “arte pela arte” significa que o objetivo do poeta é criar obras que expressem:
- um conteúdo social, de interesse universal.
- a noção do progresso da sua época.
- uma mensagem educativa, de natureza moral.
- uma lição de cunho religioso.
- Belo, criado pelo perfeito uso dos recursos estilÃsticos.
03. (FMTM-FCC)
“Admitida esta necessidade, não admitamos confusões entre os que se resignam ao poetar espontâneo e os que ambicionam ao sacerdócio do poeta artÃstico. Não tragam os aprendizes para a oficina da joalheria um material indigno, vocação errada, incapacidade, pechisbeque e miçangas, em vez de ouro e pérolas, preguiça em vez de paciência, negligência em vez de vontade e gosto.”
O excerto acima representa um fragmento do programa estético do
- Arcadismo
- romantismo
- Parnasianismo
- Simbolismo
- Modernismo
04. (UF-PA) À subjetividade romântica os parnasianos contrapuseram a impessoalidade objetiva; Bilac, parnasiano por excelência, por vezes foge do rigorismo objetivista de sua escola como, por exemplo, nos versos em que o eu do poeta se manifesta claramente. É o que se vê em:
- “Fernão Dias Paes Leme agoniza. Um lamento/ Chora largo, a rolar na longa voz do vento.”
- “Pára! Uma terra nova ao teu olhar fulgura!/ Detém-te! Aqui, de encontro a verdejantes plagas”
- “E eu, solitário, solto a face, e tremo,/ Vendo o teu vulto que desaparece.”
- “Chega do baile. Descansa/ Move a ebúrnea ventarola.”
- “E ei-la, a morte! E ei-lo, o fim! A palidez aumenta; Fernão Dias se esvai, numa sÃncope lenta.”
05. (CFET-PA) Todas as afirmações abaixo estão corretas, com exceção de:
- Parnasianismo é a manifestação poética do Realismo, mais voltada para o concreto.
- Os parnasianos assumiram o sentimentalismo quanto à observação da realidade, pregando uma atitude pessoal.
- Os parnasianos, negando a emoção, cultuaram a Razão e revalorizaram a Antiguidade Clássica.
- Parnasianismo é uma estética preocupada com a arte pela arte, a poesia pela poesia.
- Os parnasianos fixam-se na observação de regras poéticas e têm, por isso, uma linguagem rebuscada e artificial.
06. (CEFET-PR)
1) “Longe do estéril turbilhão da rua,
Beneditino, escreve! No aconchego
do claustro, na paciência e no sossego,
Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua!”
2) “Ó Formas alvas, brancas, Formas claras
De luares, de neves, de neblinas!…
Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas…
Incensos dos turÃbulos das aras…
As estrofes acima são, respectivamente, dos poetas:
- Manuel Bandeira e Olavo Bilac.
- VinÃcius de Moraes e Fagundes Varela.
- Olavo Bilac e Cruz e Sousa.
- Cruz e Sousa e Castro Alves.
- Castro Alves e Alphonsus de Guimaraens.
07. (FCC) Tentativa de produzir, com a poesia, efeitos semelhantes aos da música, fusão entre o imaginário e o real, fusão entre as percepções dos diferentes sentidos – eis algumas das caracterÃsticas da poesia:
- barroca
- arcádica
- romântica
- parnasiana
- simbolista
08. (SANTA CASA)
“Do sonho as mais azuis diafaneidades
que fuljam, que na Estrofe se levantem,
e as emoções, todas as castidades
da Alma do Verso, pelos versos cantem.”
- simbolista
- parnasiana
- romântica
- arcádica
- barroca.
09. (UFPR)Â Considere estes versos de Raimundo Correia:
“Se se pudesse, o espÃrito que chora,
Ver através da máscara da face:
Quanta gente, talvez, que inveja agora
Nos causa, então piedade nos causasse!”
Assinale a alternativa que exprime a oposição fundamental desses versos:
- corpo versus espÃrito.
- essência do ser versus aparência.
- gente feliz versus gente infeliz.
- piedade versus falsidade.
- dor versus falsidade.
10. (F.Carlos Chagas-SP)Â Os poetas representativos da escola parnasiana defendiam:
- engajamento polÃtico nas causas históricas da época, fazendo delas matéria para uma poesia inflamada e eloqüente.
- a ideia de que a livre inspiração é a garantia maior de que o poema corresponda à expressão direta das emoções mais profundas.
- a simplicidade da arte primitiva, razão pela qual buscavam os temas bucólicos e uma linguagem próxima da fala rústica dos camponeses.
- abandono das formas fixas, criando, portanto, as condições para o posterior surgimento dos poemas em verso livre do Modernismo.
- a disciplina do artista e o trabalho artesanal com a linguagem, de modo a resultar uma obra adequada aos padrões de uma estética clássica.
11. (PUC-RS)
“Esta de áureos relevos, trabalhada
De divas mãos, brilhante copa, um dia,
Já de aos deuses servir como cansada,
Vinda do Olimpo, a um novo deus servia.”
A poesia que se concentra na reprodução de objetos decorativos, como exemplifica a estrofe de Alberto de Oliveira, assinala a tônica da:
- espiritualização da vida
- visão do real.
- arte pela arte.
- moral das coisas.
- nota do intimismo.
12. (FMABC-SP)Â Assinale a alternativa que caracteriza o Parnasianismo:
- subjetivismo, imaginação e sentimentalismo.
- “Sob o manto diáfano da fantasia, a nudez crua da verdade.”
- impassibilidade, perfeição formal, rimas raras, seleção vocabular.
- registro de impressões, emoções e sentimentos despertados no espÃrito do poeta.
- Parnasianismo: gabarito das questões de 01 a 23
- Vestibular:  Parnasianismo – questões de 13 a 23
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