Galera Dez! – Questões de Literatura – Arcadismo – 1 a 10
Questões – Arcadismo:
1. (VUNESP) Leia atentamente o texto abaixo e assinale a alternativa incorreta:
“Não permitiu o Céu que alguns influxos, que devi à s águas do Mondego, se prosperassem por muito tempo; e destinado a buscar a Pátria, que por espaço de cinco anos havia deixado, aqui, entre a grosseria dos seus gênios, que menos pudera eu fazer que entregar-me ao ócio, e sepultar-me na ignorância! Que menos, do que abandonar as fingidas Ninfas destes rios, e no centro deles adorar a preciosidade daqueles metais, que têm atraÃdo a este clima os corações de toda a Europa! Não são estas as venturosas praias da Arcádia, onde o som das águas inspirava a harmonia dos versos. Turva e feia, a corrente destes ribeiros, primeiro que arrebate as idéias de um Poeta, deixa ponderar a ambiciosa fadiga de minerar a terra, que lhes tem pervertido as cores.” (Cláudio Manuel da Costa, fragmento do “Prólogo ao Leitor”.)
- poeta estabelece uma conexão entre as diferenças ambientais e o seu reflexo na produção literária;
- Cláudio Manuel da Costa manifesta, no texto, a sua formação intelectual européia, mas que deseja exprimir a realidade tosca de seu paÃs;
- depreende-se do texto uma forma de conflito entre o Academicismo Ãrcade europeu e a realidade brasileira que passaria a ser a nova matéria-prima do poeta;
- apesar dos Ãndices do Arcadismo presentes no texto, há um questionamento do contexto sobre a validade de adotar esse modelo literário no Brasil;
- poeta sofre mediante o fato de não mais poder, na Europa, contemplar as praias da Arcádia de onde retirava suas inspirações poéticas.
2. (AFA) O Arcadismo alcançou, no Brasil, sua representação máxima com:
- Santa Rita Durão e BasÃlio da Gama.
- Santa Rita Durão e Tomás Antônio Gonzaga.
- BasÃlio da Gama e Cláudio Manuel da Costa.
- Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa.
3. (U.FORTALEZA) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.
Texto I
“É a vaidade, Fábio, nesta vida
Rosa que, da manhã lisonjeada,
Púrpuras mil, com ambição dourada,
Airosa rompe, arrasta presumida.”
Texto II
“Fatigado de calma se acolhia
Junto o rebanho à sombra dos salgueiros,
E o sol, queimando os ásperos oiteiros,
Com violência maior no campo ardia.”
A natureza para os poetas …, era fonte de sÃmbolos (rosa, cristal, água), que transcendiam do material para o espiritual (Texto I); para os poetas …, era sobretudo o cenário idealizado, dentro do qual se podia ser feliz (Texto II).
- românticos – parnasianos;
- parnasianos – simbolistas;
- árcades – românticos;
- simbolistas – barrocos;
- barrocos – árcades.
4. (VUNESP) Leia com atenção:
“O ser herói, MarÃlia, não consiste
Em queimar os impérios: move a guerra,
Espalha o sangue humano,
E despovoa a terra
Também o ma tirano.
Consiste o ser herói em viver justo:
E tanto pode ser herói o pobre,
Como o maior augusto”.
O trecho acima exemplifica uma das caracterÃsticas do homem ilustrado do século XVIII e pertence a um dos poetas que conseguiu aliar a ideologia do Iluminismo com a sensibilidade poética própria do Arcadismo. O autor do trecho e a caracterÃstica aà patente são, respectivamente:
- Cláudio Manuel da Costa e o repúdio do poder militar representado por César Augusto e por Alexandre, o Grande, presentes em outras estrofes do poema.
- Silva Alvarenga e o elogio do homem comum que, por sua bondade inata e sua vida justa, contrasta com os grandes conquistadores militares.
- Alvarenga Peixoto e o louvor do homem que consegue assimilar o social ao natural.
- Tomás Antônio Gonzaga e a exaltação do homem comum que se forma e se constrói segundo um ideal de bondade inata e de urbanidade.
- Tomás Antônio Gonzaga e a construção ideal de um homem heroico cuja medida seria a bondade inata, base de uma vida harmonizadora das disposições individuais e das vicissitudes sociais.
5. (FATEC) Sobre o Arcadismo brasileiro só não se pode afirmar que:
- tem suas fontes nos antigos autores gregos e latinos, dos quais imita os motivos e as formas;
- teve em Cláudio Manuel da Costa o representante que, de forma original, recusa a motivação bucólica e os modelos camonianos da lÃrica amorosa;
- nos legou os poemas de feição épica Caramuru (de Frei José de Santa Rita Durão) e O Uraguai (de BasÃlio da Gama), no qual se reconhece qualidade literária destacada em relação ao primeiro;
- norteou, em termos dos valores estéticos básicos, a produção dos versos de MarÃlia de Dirceu, obra que celebrizou Tomás Antônio Gonzaga e que destaca a originalidade de estilo e de tratamento local dos temas pelo autor:
- apresentou uma corrente de conotação ideológica, envolvida com as questões sociais do seu tempo, com a crÃtica aos abusos do poder da Coroa Portuguesa.
6. (USC) Por sua temática, O Uraguai, de BasÃlio da Gama, pode ser considerado um poema:
- épico;
- lÃrico;
- satÃrico;
- de escárnio;
- de profecia.
7. (VUNESP)
“Quem vê girar a serpe da irmã no casto seio,
Pasma, e de ira e temor ao mesmo tempo cheio
Resolve, espera, teme, vacila, gela e cora,
Consulta o seu amor e o seu dever ignora.
Voa a farpada seta da mão, que não se engana;
Mas aÃ, que já não vives, ó mÃsera indiana!”
Nestes versos de Silva Alvarenga, poeta árcade e ilustrado, faz-se alusão ao episódio de uma obra em que a heroÃna morre. Assinale a alternativa correta em que se mencionam o nome da heroÃna (1), o tÃtulo da obra (2) e o nome do autor (3):
- Moema; (2) Caramuru; (3) Santa Rita Durão;
- Marabá; (2) Marabá; (3) Gonçalves Dias;
- Lindóia; (2) O Uraguai; (3) BasÃlio da Gama;
- Iracema; (2) Iracema; (3) José de Alencar;
- MarÃlia; (2) MarÃlia de Dirceu; (3) Tomás A. Gonzaga.
8. (UFRN)
“Eu, MarÃlia, não sou algum vaqueiro,
Que viva de guardar alheio gado,
De tosco trato, de expressões grosseiro,
Dos frios gelos e dos sóis queimado.
Das brasas ovelhinhas tiro o leite,
E mais as finas lãs e que me visto.”
Pelas caracterÃsticas de estilo, o texto acima deve ser atribuÃdo a autor
- naturalista.
- simbolista.
- romântico.
- moderno.
- arcádico.
9. (UEL-PR) Assinale a letra correspondente à alternativa que preenche corretamente as lacunas do trecho apresentado
Simplificando a linguagem lÃrica de Cláudio Manuel da Costa, mas evitando igualmente a diluição dos valores poéticos no sentimentalismo, as … mais densas, dedicadas a … fizeram de … uma figura central do nosso Arcadismo.
- crônicas – MarÃlia – Dirceu
- crônicas – Gonzaga – Dirceu
- sátiras – Dirceu – Gonzaga
- liras – Gonzaga – Dirceu
- liras – MarÃlia – Gonzaga
10. (MACK-SP) Assinale a alternativa em que aparece uma caracterÃstica imprópria do Arcadismo.
- Bucolismo.
- Presença de entidades mitológicas.
- Exaltação da natureza.
- Tranqüilidade no relacionamento amoroso.
- Evasão na morte.
Gabarito das questões desta página – Arcadismo – 1 a 10:
1. c
2. d
3. e
4. e
5. b
6. a
7. a
8. e
9. e
10. e
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